Visto: Desde 2013 os brasileiros não necessitam de autorização para entrar no México, valendo o mesmo para os cidadão mexicanos em visita ao Brasil. Cidadãos brasileiros que viagem ao México a turismo ou negócios, por até 180 dias, não necessitam visto. É necessário, porém, contar com:
- bilhete aéreo de ida e volta;
- cópia de voucher do hotel onde se hospedará (ou carta do anfitrião, se for o caso de uma visita a um cidadão do país O documento deverá informar o endereço de estada do turista, além do tempo previsto para a permanência no México;
- comprovante de capacidade financeira para custear sua permanência no país (cartão de crédito, dinheiro em espécie ou travellers checks);
- outros documentos que comprovem o motivo da viagem (convite para participar de eventos, reuniões de negócios etc).
Melhor época para ir: Entre Dezembro e Junho tempo bom é garantido! Oficialmente, a preocupante temporada de furacões vai de Julho a Novembro, mas a maioria dos furacões ocorrem nos meses de Agosto e Setembro. A chance de ocorrer um furacão durante a sua viagem é bem pequena, mas é claro que existe. Então evite futuras preocupações! Nós marcamos a viagem para o mês de Março, quando teoricamente é inverno por lá, mas o inverno deles é delicioso pois temos uma brisa fresca constantemente nas praias (um pouco de areia sobrevoa pela sua porção de camarão - devo comentar rs). Ficamos 10 dias pela Riviera Maya e passamos por Cancún, Playa del Carmen, Cozumel e Tulum. Não pegamos nenhum dia de chuva! Se choveu foi pela madrugada. Na verdade foi uma garoa que durou uns 30 minutos que nem mesmo chegou a umedecer o ar.
Quanto tempo para conhecer: Isso vai depender bastante do seu tipo de roteiro. Se for passear e pegar uma praia, 2 dias são suficientes. Mas para quem foca em mergulhos, o ideal é reservar 3 dias, assim há tempo suficiente para conhecer entre 3 a 4 pontos de mergulho e ‘turistar’ pela ilha. Mergulhamos em Cozumel com tubarões toro e muita vida nos corais! Algumas agências fazem passeio para Cozumel de um dia só, saindo de manhã e retornando no final do dia.
$$$$: O Peso Mexicano é a moeda oficial do país. Sobre a conversão, 10 reais é igual a 60 pesos mexicanos (mar/17). Sobre o preço das coisas por lá...
Tenha cash em mãos: Atenção! É muito importante que você tenha dinheiro vivo antes de ir para México Muitos lugares aceitam o dólar americano. Isso porque, a Riviera Maya (principalmente Cancún) é um ponto turístico muito visitado pelos americanos. Ah! devo comentar: Os parques são preparados para recebê-los com ar condicionado nos banheiros e tudo! Cheguei a passar frio nos sanitários.
Como circular pela ilha: Nós alugamos bug antes de embarcar no ferryboat no porto de Playa del Carmen e ‘choramos’ um desconto fechando em 100 dólares por dia. Chegando na ilha você anda uns 200 m e retira seu super bug. Nós tivemos o azar de alugar um bug velho, sem freio de mão, sem rádio, sem limpador de pára-brisas, sem cinto de segurança, sem farol baixo, sem buzina, sem estepe e com muito barulho. Pura emoção e garantiu muitas risadas! Acho que choramos muito desconto.
Adeque-se, turista: Los piés tranquilos - nós ficamos de chinelos e foi adequado. Também, boné ou chapéu para conhecer as praias, garrafinha d´água à tiracolo e protetor solar, pois lá o bicho pega! Pouca sombra nas praias.
Passeios: Os passeios devem ser realizados até às 17h, pois em um dos lados da ilha a entrada é proibida, por segurança dos turistas, depois desse horário. Então, saia cedo ;)