História e Natureza

Belize é um país tão belo e particular quanto pequeno em extensão e população.

É pérola negra escondida e preservada na sua ostra dos lábios negros. É um santuário da história e da natureza.

Localizado no sudeste da península de Yucatán, Belize é um dos menores países da América Central. Tem somente 22.960 quilômetros quadrados e 330 mil habitantes que curiosamente vivem, em sua maioria, fora do território belizenho garantindo a entrada de recursos no país de economia agrícola.

O conjunto de ilhas colonizado pelo Reino Unido também é o país de independência mais jovem nas Américas. Em 1984 declarou-se independente, porém, tem a Rainha Elizabeth II como sua Chefe de Estado e o inglês como idioma oficial, embora se ouça muito o espanhol e o criolo belizenho (uma mistura de inglês com línguas africanas e indígenas) sendo cantados pelo simpático e hospitaleiro povo local.

A capital do ‘pequeno gigante’ país é Belmopan e a cidade mais populosa é a Cidade de Belize. Todo o território do país é ocupado pela homogênea e rebuscada mistura da história da civilização Maia (A região foi habitada pelos maias entre os séculos XI e XIV.), com as densas florestas tropicais de natureza exuberante e os polos de mergulho em alto mar.

Diga-se de passagem, o que chamou, gritou nos ouvidos do casal para visitarem Belize foi o mergulho em alto mar. Afinal, o RG do país é mais que distintivo:

A barreira de corais de Belize é a maior do hemisfério ocidental e a segunda maior do mundo (atrás somente da Grande Barreira de Corais da Austrália).

Mas os encantos de Belize vão muito além do mar aberto. Pode acreditar.

Caye Caulker Belize

Visto: Brasileiros não precisam de visto para visitar Belize. Podemos ficar no país por até 30 dias, pagando uma taxa de 40 dólares ao sair por via aérea ou de 19 dólares por via terrestre.

Melhor época para ir: A boa notícia, é que Belize é quente durante todo o ano, porém o período menos chuvoso e com isso melhor para a visita é entre fevereiro e maio. Importante a gente avisar que o período entre junho e novembro é demarcado pela incidência de furacões. Evite então!

Quanto tempo para conhecer: Isso vai depender bastante do quanto espera mergulhar no mar, na história e na natureza belizenha. O país é pequeno, mas um gigante em diversidade natural e histórica. Nossa dica: 7 dias para conhecer os principais pontos turísticos e de mergulho.

$$$$: O Dólar do Belize é a moeda oficial do país. Sobre a conversão, 1 real é igual a 0,57 Dólares de Belize. Sobre o preço das coisas por lá...

Tenha cash em mãos: Atenção! É muito importante que você recheie sua carteira com dinheiro vivo antes de ir para Belize. Isso porque, normalmente, as cidades possuem poucos caixas eletrônicos e, por vezes, eles não funcionam.

Como circular pelo país: As viagens de ônibus são as mais em conta e, partindo da Cidade de Belize, encontra-se passagens para os principais destinos do país (www.ado.com.mx). Para visitar as ilhas mais queridas, Caye Caulker e San Pedro, o ponto de partida é o porto da Cidade de Belize.

Adeque-se, turista: Calçados adequados para andar sem cansar, garrafinha d´água à tiracolo e protetor solar. Sempre e sempre!

Passeios de barco: Raggamuffing Tours (http://raggamuffintours.com/)

Agência de mergulho: Belize Diving Services (http://www.belizedivingservices.com/contact/)

Não existem vôos que partem do Brasil para Caye Caulker.

A rota então é Brasil - Belize - Caye Caulker.

Saindo do Brasil, as companhias Tropical Air (https://tropicair.com/pt/) e Maya Island Air (http://www.mayaislandair.com/) operam na rota.

Se a sua idéia é visitar Belize partindo de outro país da América Central (nada mal!), a Copa Airlines (https://www.copaair.com/pt/web/br) faz o trajeto via Cidade do Panamá e a Avianca (www.avianca.com.br) via cidade de Bogotá + El Salvador.

Quem entende do traçado garante: Belize hospeda algumas das mais belas praias do mundo.

O litoral de 38 Km tem águas cristalinas, areia branca, natureza extraordinariamente linda e a segunda maior barreira de corais do mundo. É um santuário do mergulho e, também, do repouso e da tranquilidade. O mar de muitas das praias é manso, a areia é fofa. Acolhe e te fazem ficar lá. Por horas e horas.

Belize tem mais de 160 ilhas para se explorar. É praia que não acaba mais.

Nós destacamos para você, viajante, algumas das ilhas que mais nos encantaram. Porém tem muito mais! Um caminho para encontrar ilhas e praias que vão além dos guias turísticos, é conversar com o povo local, que certamente vai ter toda a disposição para te dar dicas de ouro.

Caye Caulker

Se você já se informou sobre Belize, certamente não encontrou essa ilha ‘na primeira página’ dos sites para se visitar no país. Mas foi esse o local que adotamos durante nossa estadia em Belize, sem pensar duas vezes.

As praias de Caye Caulker não são as mais preparadas para o turismo. Aliás, tem pouca estrutura em restaurantes e hospedagens por lá. Mas isso é o de menos.

Caye Caulker (que se encontra a 1.6 km da principal barreira de corais do mundo), é um lugar bem relax, pé na areia. Casinhas coloridas, piers de madeira, areia branca cobrindo as vias. Tem uma incrível pegada Afro-Caribeña que vai te fazer sentir livre, desacelerar. É demais.
O ideal lá alugar uma bike e seguir pela orla descendo em cada praia e tirando incríveis fotos. Os carrinhos de golf também fazem as vezes e podem ser alugados facilmente.

Não há muitas praias para banhistas em Caye Caulker, pois a ilha é coberta por manguesais e plantas marinhas. A principal praia de Caye Caulker se chama The Split. O que tem para fazer lá? Nada!

E é aí que mora o magnetismo dessa praia. Fazer nada. No fim da tarde, depois de descansar fazendo nada, você pode assistir o mais lindo pôr do sol da sua vida no deck do restaurante Lazy Lizard (principal de Caye Calker) e ouvir bastante reggae e ritmos caribenhos. É lá, também, que rola o agito da ilha.

Em Caye Calker estão os melhores picos para mergulho em Belize. A água é tão cristalina, que você se sente, literalmente, parte da vida marinha quando está no fundo do mar. Sem contar que a localização da ilha torna a navegação mais curta e tranquila na direção do ponto de mergulho mais importante e tradicional de Belize, os arrecifes de coral e o famoso Blue Hole.

Blue Hole

A fama do Blue Hole é grande. O mergulhador francês Jacques-Yves Cousteau um dia considerou o pico um dos 10 melhores do planeta para a prática do mergulho.

Localizado a 70 Km da costa belizenha (levamos duas horas de barco, saindo de Split. http://raggamuffintours.com/) no Lighthouse Reef, o Blue Hole é um buraco quase perfeito de cerca de (pasme) 300 metros de diâmetro e 1.125 metros de profundidade. Na realidade, o Blue Hole é uma caverna que se formou há milhares de anos, quando o nível do mar era imensamente mais baixo que agora.

O que você vai ver por lá? Muitas estalactites rodeadas por animais marinhos. Só de lembrar, dispara o coração!

Mas atenção. O mergulho por lá não é indicado para mergulhadores sem experiência. Não se trata do risco de acidentes. Mas a visibilidade é baixa e pode assustar os novatos. O mergulho deve ser feito de forma supervisionada pela agência que opera na região (http://www.belizedivingservices.com/contact/).

Nós não fizemos o passeio, mas soubemos que se pode sobrevoar o Blue Hole e ver toda a suntuosidade da natureza lá de cima. Uau!

Além de mergulhar e ‘descansar até cansar’ em Caye Caulker, você ainda pode arriscar um joguinho de golf. Que tal?

Blue Hole

Ambergris Caye

Ambergris é a ilha mais turística de Belize, e a maior do norte do país. É também a que mais se parece com aquele caribe que estamos acostumados. Efervescente, movimentada, cheia de turistas de todos os cantos do mundo.

A cidade de San Pedro, o ‘centro’ da ilha, é bem preparada para recepcionar os viajantes. É lá que se encontra hotéis, resorts, restaurantes, comércio diversificado etc.

Quando nós visitamos Ambergris Caye entendemos que a ilha foi, há 20 anos, o que Caye Caulker é hoje.

Lá tem bastante coisa para fazer. Existem diversos pontos para mergulho snorkel, incríveis recifes de corais e restaurantes com comida típica belizenha, além de atrações históricas de grande importância. Nós visitamos a Caye de São Jorge e super recomendamos. O local foi palco de uma batalha entre as forças armadas britânica e espanhola no final do século 18.

Para os fãs dos esportes náuticos, muita gente pratica, principalmente vela e caiaque por lá.

Península de Placencia

Quer um outro local para relaxar sob imensos coqueiros, apreciar a exuberância caribenha e caminhar sem pressa? Então não deixe de reservar um dia da viagem para visitar a charmosa Maya Beach, na Península de Placencia.

A praia tam 2 km de cenário, literalmente, cênico. Parece que você está no set de filmagem de um filme sobre o paraíso: Coqueiros oscilando ao sabor do vento, árvores em múltiplos tons de verde, mar verde-azulado com peixes miúdos em volta dos seus pés, restaurantes escondidinhos sob cabanas.

Se tiver espírito aventureiro, você ainda pode explorar a floresta tropical nas proximidades, além de escalar pirâmides maia, observar os jaguares e visitar cavernas. Tudo isso, é claro, acompanhado de guias locais.

Para o fim do passeio, você ainda pode conhecer a Galeria de Arte Spectare de Belize, que tem, no acervo, móveis, artesanatos e pinturas locais.

A Agência Raggamuffing Tours (http://raggamuffintours.com/) Tour oferece passeios para Placencia.

Meia Lua Cayer

No dia em que visitar o Blue Hole, não deixe de conhecer a Ilha da Meia Lua. É isso mesmo. Uma ilha em formato de meia lua tem abundante vida marinha e é ideal para a prática do snorkel. Para além das belezas do fundo do mar, o céu é também esplêndido e colorido com cerca de 98 espécies de aves.

OUTROS PASSEIOS

Relacionamos para você outros passeios que valem a pena. Como fomos muito focados em mergulhar, não tivemos tempo de explorar outros locais. Com certeza nós vamos voltara então!

Belize Diving Services


Junte-se a Belize Diving Services para o melhor mergulho no Caribe, talvez até do Mundo! O Belize Barrier Reef é um recife muito saudável e de vida marinha é abundante. Belize Diving Services está localizado em Caye Caulker, uma pequena ilha descontraída que oferece ótimo acesso a locais de mergulho extraordinários, como o Grande Blue Hole, Lighthouse Atoll, Hol Chan área, Esmeralda e muito mais. Convidamos mergulhadores de todos os níveis! Belize Diving Services oferece uma variedade de experiências de mergulho, incluindo mergulho superficial, profundo, de muro e caverna, bem como mergulho técnico avançado.


Belize Diving Services é o único PADI Dive Center / Dive Resort ao largo da costa central de Belize (perto Belize City e Ambergris Caye) e é um SDI TDI 5 Star Professional Development Center. Líderes em mergulho técnico, Belize Diving Services é a única loja de mergulho em Belize com dois instrutores técnicos no local - Pablo Bo e Chip Petersen. Venha, junte-se a nós em algum divertimento! Comece a planejar suas próximas férias de mergulho conosco hoje.

Serviço:

http://www.belizedivingservices.com/


Fotos

Weezies Ocean Hotel

Weezies Oceanfront Hotel
Esse é uma excelente opção de hospedagem em Caye Caulker.

Weezie é um charme na ilha, a atenção em cada detalhe faz com que você tenha uma experiência única nesta ilha. Os proprietários são americanos e equiparam as hospedagens com o que há de melhor em tecnologia e conforto.

O Caribe, a vista para o mar e a brisa tropical definem o tom das férias relaxantes neste hotel. Os quartos e chalés modernos e projetados para permitir um contato com as belezas naturais da ilha.

Weezie's Ocean Hotel está localizado na costa de Caye Caulker e possui uma vista para a praia e oferece um deck cobertura de frente para o mar.

Acesse o site do hotel e conheça Caye Calker no melhor estilo.

Serviço:

Avenue Mangle (Airport Rd.) Caye Caulker, Belize

Tel: +501 628 0979 Leo’s cell
+ 501 602 5605 Kiki”s cell
+501 226 0603 Office

http://www.weeziescayecaulker.com/


Fotos

Lazy Lizard Bar & Grill: Esse é o principal point de Caye Caulker, localizado na praia The Split.

Reggae rolando o dia todo, sanduíches leves e um ceviche maravilhoso acompanhando dos drinks locais e muitos turistas para trocar ideia são alguns dos atrativos de lá.

O Lazy Lizard é a opção perfeita para assistir o pôr do sol em Belize, no aconchegante deck de madeira. É lá também que rolam as baladas da ilha.
https://www.facebook.com/LazyLizardCC/


Fotos


 

Il Pellicano Cucina Italiana: O restaurante Il Pellicano é um autêntico restaurante italiano com excelente serviço e um ambiente tropical exuberante.

O chef utiliza os melhores ingredientes do local dando um toque todo especial a culinária italiana com um gostinho do Caribe !

II Pellicano é incrível. O ambiente é exuberante, a comida é deliciosa e a equipe é muito simpática. Para nos o melhor restaurante em Caye Caulker.
http://www.ilpellicano.bz/


Fotos


 

Rose´s Grill & Bar: Roses Grill e Bar é um restaurante de frutos do mar no coração de Caye Caulker. É aberto para almoço e jantar todos os dias e durante todo o ano. Roses oferece uma variedade de frutos do mar, incluindo peixes locais e outras iguarias.

O que achamos legal neste local é que você escolhe os frutos do mar frescos que gostaria de fazer. Os produtos ficam expostos para sua escolha.

https://www.facebook.com/rosesgrillandbar


Fotos