Quem entende do traçado garante: Belize hospeda algumas das mais belas praias do mundo.
O litoral de 38 Km tem águas cristalinas, areia branca, natureza extraordinariamente linda e a segunda maior barreira de corais do mundo. É um santuário do mergulho e, também, do repouso e da tranquilidade. O mar de muitas das praias é manso, a areia é fofa. Acolhe e te fazem ficar lá. Por horas e horas.
Belize tem mais de 160 ilhas para se explorar. É praia que não acaba mais.
Nós destacamos para você, viajante, algumas das ilhas que mais nos encantaram. Porém tem muito mais! Um caminho para encontrar ilhas e praias que vão além dos guias turísticos, é conversar com o povo local, que certamente vai ter toda a disposição para te dar dicas de ouro.
Caye Caulker
Se você já se informou sobre Belize, certamente não encontrou essa ilha ‘na primeira página’ dos sites para se visitar no país. Mas foi esse o local que adotamos durante nossa estadia em Belize, sem pensar duas vezes.
As praias de Caye Caulker não são as mais preparadas para o turismo. Aliás, tem pouca estrutura em restaurantes e hospedagens por lá. Mas isso é o de menos.Caye Caulker (que se encontra a 1.6 km da principal barreira de corais do mundo), é um lugar bem relax, pé na areia. Casinhas coloridas, piers de madeira, areia branca cobrindo as vias. Tem uma incrível pegada Afro-Caribeña que vai te fazer sentir livre, desacelerar. É demais.
O ideal lá alugar uma bike e seguir pela orla descendo em cada praia e tirando incríveis fotos. Os carrinhos de golf também fazem as vezes e podem ser alugados facilmente.
Não há muitas praias para banhistas em Caye Caulker, pois a ilha é coberta por manguesais e plantas marinhas. A principal praia de Caye Caulker se chama The Split. O que tem para fazer lá? Nada!
E é aí que mora o magnetismo dessa praia. Fazer nada. No fim da tarde, depois de descansar fazendo nada, você pode assistir o mais lindo pôr do sol da sua vida no deck do restaurante Lazy Lizard (principal de Caye Calker) e ouvir bastante reggae e ritmos caribenhos. É lá, também, que rola o agito da ilha.
Em Caye Calker estão os melhores picos para mergulho em Belize. A água é tão cristalina, que você se sente, literalmente, parte da vida marinha quando está no fundo do mar. Sem contar que a localização da ilha torna a navegação mais curta e tranquila na direção do ponto de mergulho mais importante e tradicional de Belize, os arrecifes de coral e o famoso Blue Hole.
A fama do Blue Hole é grande. O mergulhador francês Jacques-Yves Cousteau um dia considerou o pico um dos 10 melhores do planeta para a prática do mergulho.
Localizado a 70 Km da costa belizenha (levamos duas horas de barco, saindo de Split. http://raggamuffintours.com/) no Lighthouse Reef, o Blue Hole é um buraco quase perfeito de cerca de (pasme) 300 metros de diâmetro e 1.125 metros de profundidade. Na realidade, o Blue Hole é uma caverna que se formou há milhares de anos, quando o nível do mar era imensamente mais baixo que agora.
O que você vai ver por lá? Muitas estalactites rodeadas por animais marinhos. Só de lembrar, dispara o coração!
Mas atenção. O mergulho por lá não é indicado para mergulhadores sem experiência
. Não se trata do risco de acidentes. Mas a visibilidade é baixa e pode assustar os novatos. O mergulho deve ser feito de forma supervisionada pela agência que opera na região (http://www.belizedivingservices.com/contact/).
Nós não fizemos o passeio, mas soubemos que se pode sobrevoar o Blue Hole e ver toda a suntuosidade da natureza lá de cima. Uau!
Além de mergulhar e ‘descansar até cansar’ em Caye Caulker, você ainda pode arriscar um joguinho de golf. Que tal?
Ambergris Caye
Ambergris é a ilha mais turística de Belize, e a maior do norte do país. É também a que mais se parece com aquele caribe que estamos acostumados. Efervescente, movimentada, cheia de turistas de todos os cantos do mundo.
A cidade de San Pedro, o ‘centro’ da ilha, é bem preparada para recepcionar os viajantes. É lá que se encontra hotéis, resorts, restaurantes, comércio diversificado etc.
Quando nós visitamos Ambergris Caye entendemos que a ilha foi, há 20 anos, o que Caye Caulker é hoje.
Lá tem bastante coisa para fazer. Existem diversos pontos para mergulho snorkel, incríveis recifes de corais e restaurantes com comida típica belizenha, além de atrações históricas de grande importância. Nós visitamos a Caye de São Jorge e super recomendamos. O local foi palco de uma batalha entre as forças armadas britânica e espanhola no final do século 18.
Para os fãs dos esportes náuticos, muita gente pratica, principalmente vela e caiaque por lá.
Península de Placencia
Quer um outro local para relaxar sob imensos coqueiros, apreciar a exuberância caribenha e caminhar sem pressa? Então não deixe de reservar um dia da viagem para visitar a charmosa Maya Beach, na Península de Placencia.
A praia tam 2 km de cenário, literalmente, cênico. Parece que você está no set de filmagem de um filme sobre o paraíso: Coqueiros oscilando ao sabor do vento, árvores em múltiplos tons de verde, mar verde-azulado com peixes miúdos em volta dos seus pés, restaurantes escondidinhos sob cabanas.
Se tiver espírito aventureiro, você ainda pode explorar a floresta tropical nas proximidades, além de escalar pirâmides maia, observar os jaguares e visitar cavernas. Tudo isso, é claro, acompanhado de guias locais.
Para o fim do passeio, você ainda pode conhecer a Galeria de Arte Spectare de Belize, que tem, no acervo, móveis, artesanatos e pinturas locais.
A Agência Raggamuffing Tours (http://raggamuffintours.com/) Tour oferece passeios para Placencia.
Meia Lua Cayer
No dia em que visitar o Blue Hole, não deixe de conhecer a Ilha da Meia Lua. É isso mesmo. Uma ilha em formato de meia lua tem abundante vida marinha e é ideal para a prática do snorkel. Para além das belezas do fundo do mar, o céu é também esplêndido e colorido com cerca de 98 espécies de aves.
OUTROS PASSEIOS
Relacionamos para você outros passeios que valem a pena. Como fomos muito focados em mergulhar, não tivemos tempo de explorar outros locais. Com certeza nós vamos voltara então!